Revista contou história do Laticínios Casterleite

RESUMO DA NOTÍCIA

Em 2017 o Laticínios Casterleite completava 25 anos de história. A Revista Innovare News, em sua edição nº 11, de dezembro de 2016, contou um pouco da história com o texto "Uma empresa que faz diferença" que reproduzimos, a seguir, com adaptações e correções.
“Já sonhei com isto – carreta carregada, refeitório....”. O testemunho de Lenoir Maria, diante de uma câmera, em vídeo postado no facebook da empresa, na medida que passeia em parte da estrutura do Laticínios Casterleite, comprova o conceito de que “tudo é possível ao que crê”. 

Em 2017, a empresa que agrega a força de trabalho de dezenas de famílias e coloca no mercado uma lista surpreendente de produtos, completou 25 anos de existência. Adjetivar o que ela significa para o município de Castanheira implica no uso de dois termos principais, além da fé: luta e determinação. 

Hoje ela é motivo de orgulho para o castanheirense, sendo reconhecida em todo o Estado de Mato Grosso e contemplada duas vezes com o prêmio “Top of Quality Brazil”, oferecido pela Revista Best Business. 

Lenoir, catarinense de Coronel Freitas, único entre os primeiros sócios a manter o foco num sonho de empreendedorismo, é um dos poucos da região a receber o título de “Cidadão Matogrossense”, outorgado pela Assembleia Legislativa. 

Família

A luta pela solidificação da Casterleite envolve a participação de todos os funcionários, que acabam fazendo da empresa muito mais do que meramente um meio de sustento. A expressão “Família Casterleite”, cunhada para definir as confraternizações, não é uma peça de retórica. Quem acompanha seus registros nas redes sociais costumam perceber o carinho pelo “fazer parte”. Os funcionários fazem isto com frequência.

O começo

Voltando no tempo vamos encontrar o ano de 1985, o mês de outubro e o dia 31 como referências mais remotas do “existir” da Casterleite. Assinalam a chegada de Lenoir Maria a região, convidado para trabalhar no setor de pessoal, o RH da época, na Rezzieri. Trazia na bagagem o desejo de capacitar pessoas num lugar de extrema carência e quem sabe construir um novo sonho. 

No trabalho de pesquisa alimentar, especialmente sobre a manteiga e os derivados de leite, por conta da demanda dos funcionários da famosa Serraria/Madeireira, cogitou abrir o seu próprio negócio. E foi assim. Sete anos depois, com o apoio de dois sócios, que mais tarde resolveram sair, a semente do Laticínios Casterleite foi plantada.

“Começamos num barracão, na Rua Artemio Zonta, num espaço de 50 metros quadrados, com a fabricação caseira de alguns derivados de leite”, lembra Lenoir. Num segundo momento, em 2004, já no atual endereço, às margens da BR 174, este espaço foi ampliado para 120 metros quadrados e hoje tem mais de mil metros quadrados de área construída.

Produtos

A linha de produção do Laticínios Casterleite é vasta. Inclui mais de 30 produtos, entre eles a mussarela, queijo nozinho, manteiga, bebida láctea em três sabores (morango, coco e salada de frutas), queijo coalho, queijo parmesão, queijo de Minas, provolone, requeijão cremoso tradicional, sheder e mais recentemente o soro em pó, usado em vários produtos. 

O mercado consumidor amplia-se cada vez mais. Hoje, em Mato Grosso, apenas a região do Alto Taquari não está em sua agenda. 

A qualidade dos produtos pode ser medida pelo fato de seu queijo já ter sido considerado o melhor de Mato Grosso na linha de produção comercial em grande escala. 

Lugar de muito trabalho, acena com novas possibilidades de expansão e com a inserção de novos produtos. Pela história, ninguém duvida que as novidades não cessarão.

/image/posts/5Vv5EhCXL8I4vU0VDygkQfRbrL3K086tck0LYGpg.jpeg 5.95 MB