Concurso e Processo Seletivo vão movimentar Castanheira no domingo

RESUMO DA NOTÍCIA

Depois de mais de uma década, Castanheira volta a ter concurso público. Mais de 1300 se inscreveram no certame.
Depois de mais de uma década, com uma edição declarada irregular pela Justiça, o município de Castanheira, a 42 km de Juína, volta a entrar no mapa dos concursos, realizando, paralelamente,  processo seletivo paralelo para Agente Comunitário de Saúde. As provas acontecem neste domingo, 07, e mobilizam mais de 1.300 candidatos.

Levantamento preliminar indica que dos 47 cargos com vagas disponibilizadas no concurso, os de professor classe “B” para a sede do município, com 268 inscritos, apoio educacional de desenvolvimento infantil, com 137, transporte escolar, com 122 e técnico educacional, com 104, todos da área de educação, foram os mais procurados.

Inversamente apenas um concorrente se apresentou para a vaga de técnico em enfermagem para o Postinho do Novo Horizonte, e dois para médico do PSF, encanador, contador público, instalador de rede de água, motorista I e pedreiro. Com média procura aparecem enfermagem, 67 inscrições, técnico em enfermagem para a sede do município, com 65, agente administrativo, com 55 e agente de limpeza predial, com 44 inscritos.

Segundo a Secretaria de Administração do município as provas serão realizadas a partir das 08 horas, com duração de três horas para resolução, no formato “objetivas”, com questões de múltiplas escolhas, com quatro alternativas (A. B, C, e D), cada questão tendo apenas uma alternativa correta, e realizadas nas Escolas Estadual Maria Quitéria e Municipal Castanheira, para cargos de nível superior e nestas e nestas duas escolas e Escola Presbiteriana para cargos nível médio técnico e fundamental.

Os candidatos deverão comparecer aos locais indicados meia hora antes do início da aplicação das provas, portando um dos seguintes documentos no original: Cédula de Identidade (RG), Carteira de órgão ou Conselho de Classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, emitida de acordo com a Lei 9.503/97 (com foto, dentro do prazo de validade) e Passaporte, dentro do prazo de validade.

Ouvido pelo Juina News, o vereador Lourival Alves da Rocha, que sempre cobrou nos últimos anos a realização do concurso, destaca três pontos que julga relevantes: o longo tempo sem concurso no município, o fato de grande parte dos efetivos estarem aposentados e a valorização de quem realmente tem capacidade para conquistar uma vaga. Outro, que prefere não se identificar, destaca a necessidade do provimento dos cargos efetivos muitas vezes ocupados por funcionários contratados.

Confira a lista de concorrentes neste link:
https://www.castanheira.mt.gov.br/uploads/concursos/20240319102459-W9T3.pdf

Com JUINA NEWS
banner_262