A abrangência da violência doméstica

RESUMO DA NOTÍCIA

Texto selecionado pelo grupo de psicólogas de Juína que estão dando apoio gratuito às pessoas que enfrentam dificuldades em lidar com os reflexos da COVID 19 toca na questão da violência doméstica.

Ao contrário do que muitos pensam, a violência doméstica não se caracteriza apenas com as agressões físicas, ela abrange:
Estamos neste momento vivenciando uma pandemia onde há a recomendação da Organização Mundial da Saúde – OMS pelo isolamento social, como medida preventiva ao contágio do vírus.

Acontece que, no Brasil, há uma grande taxa de mulheres que se encontram em situação de violência, o que, como os dados a seguir nos apresentam, tem se intensificado durante a pandemia. 

O Forúm Brasileiro de Segurança Pública (2020), mostrou uma comparação entre os meses de março e abril de 2018 e 2019 referente à violências domésticas, na comparação as denúncias registradas cresceram de 5,6 % entre estes anos; já as notificações comparadas em 2019 e 2020, subiram para 27%.Devido ao isolamento as mulheres tem dificuldades para se locomoverem e fazerem as denúncias. Dessa forma, os dados apresentados não representam a realidade de uma forma adequada.

Ao contrário do que muitos pensam, a violência doméstica não se caracteriza apenas com as agressões físicas, ela abrange: 

(1)   A violência física, uma das tipologias mais fáceis de identificar devido as lesões serem mais evidentes. Durante o ciclo da violência as agressões evoluem, ou seja, começam com agressões mais sutis e pode chegar ao feminicídio. Além disso, a violência física apresenta-se nos puxões de cabelo, ao apertar com firmeza o braço da vítima, ao atirar objetos para ferir e/ou amedrontar e entre outras agressões.

(2)   A violência psicológica, uma das formas mais sutis onde as vítimas podem demorar mais tempo para identificá-la. Ela se apresenta pela ação que fere a autoestima, restringe o poder da vítima de tomar decisões, diminui o seu círculo de convívio social, controle dos lugares que frequenta, humilhações e perseguições. 

(3)   A violência sexual, que se dá pela restrição da liberdade sexual da vítima, alguns modos desse tipo de violência são: o estupro, abuso sexual, não permitir o uso do anticoncepcional, expor a condições sexuais desagraveis e a obrigar a prostituição.

(4)   A violência patrimonial, apresentada na ação de danificar ou levar a perda de um bem ou valor da vítima, como a destruição de documentos pessoais, a limitação do acesso do bem, não pagar pensão, estelionato e controlar o gasto dinheiro da vítima.

(5)   Por fim, a violência moral, que está presente nas ações que fere a moral, tais elas: acusação de traição, realizar críticas sem fundamentos com a realidade, inferiorizar a vestimenta da vítima e pronunciar xingamentos.

A dimensão da violência doméstica não é bem revelada por números estatísticos e definição da sua tipologia. Ela afeta os mais variados segmentos da sociedade, alguns deles, a política, a economia, a educação e inclusive, a saúde pública. Ao se falar em saúde, as vítimas de violência doméstica estão vulneráveis aos mais diversos males que afetam seu corpo e sua mente. Quando se trata da saúde mental carregam graves conseqüências, desde a baixa autoestima até ao adoecimento psíquico. 

Frente ao exposto, somos convidados, convidadas e convidades a pensarmos sobre a dimensão de violências sofridas por mulheres e quais seus pilares, para que possamos discorrer sobre este assunto com urgência, transparência, ética e responsabilidade que o mesmo pede, assim como manifestarmos uma atenção maior e denunciarmos suspeitas ou violações de direitos de mulheres, seja através do Disque 100 ou para a Polícia Militar no 190.

Este assunto é extremamente amplo e precisa ser discutido com especificidades. A intenção é sempre causar inquietude à quem lê, seja identificando nos seus próprios relacionamentos, ou relacionamentos de outras pessoas. Questionando a naturalização, o avanço e o silêncio diante da violência doméstica.  Para dialogarmos em uma direção onde pessoas possam viver de forma digna, sem terem suas vidas e vivências ameaçadas. 

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Violência Doméstica: durante a pandemia do Covid 19. ed. 2. 2020. Disponível em: <https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2020/06/violencia-domestica-covid-19-ed02-v5.pdf>.  Acesso em: 23 jul. 2020.