Castanheira dá um salto em obras de infraestrutura

35 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica. Essa a meta da atual gestão municipal de Castanheira, depois de já cumprir três etapas, a partir de 2017. A atual, já tem frentes de obras nos prolongamentos das vias Padre Ezequiel Ramin, Av. dos Trabalhadores, Marechal Rondon, com previsão de fechamento pela Carolina Rezzieri.

Para realizar este projeto, visto como o maior da área de infraestrutura da história do município, a administração tem se equipado cada vez mais. Até o momento já adquiriu e acrescentou ao seu parque de máquinas, entre outras, uma PC, um rolo compactador, uma retroescavadeira e três caminhões basculantes. Muitos dos equipamentos, como o rolo XCMG, no valor de R$ 295 mil, foram adquiridos com recursos próprios.

Segundo fontes da Secretaria de Administração, ainda nesta semana acontece licitação para a compra de outra PC e em breve o município estará adquirindo, com recursos próprios,  uma motoniveladora, considerada fundamental para a execução de serviços como nivelação de terrenos, terraplanagem, ajuste de terrenos irregulares e pavimentação. 

 “Castanheira teve um avanço muito grande nesses últimos anos, eu nem sonhava que ainda ia ver toda a região do Santo Antônio com asfalto, algumas ruas já com meio fio e outras um calçamento”, diz Benedito de Oliveira, 86 anos, residente nos altos da Rua Nossa Senhora Aparecida, beneficiada com pavimentação e obras de meio fio na etapa de 2018.
 
Outros
 
A preocupação com a manutenção do que se tinha e a obtenção de mais bens móveis, visando equipar melhor a máquina pública, tem sido marca registrada da atual gestão. Tudo se triplicou nesses últimos 7 anos, num rol que inclui ônibus para a saúde, ambulâncias e outros veículos para as várias Secretarias. O êxito deve-se esforço de equipe e projetos consistentes compartilhados com a Câmara Municipal, governos estadual e federal, parlamentares que representam o Estado e órgãos como o Ministério Público Estadual.
 
Não fosse um documento bem consubstanciado, com exposição de motivos consistente, o município não teria conseguido recursos para a execução de outro projeto da área de infraestrutura que entra para a história, que foi a construção de nove estruturas de pontes em concretos, algumas de grande porte, como duas sobre o Rio Vermelho, na região do Vale do Seringal.  
 
Na área de educação, a necessidade de se separar responsabilidades do ensino fundamental e ensino médio entre município e Estado, resultou em esforços junto ao governo federal para a construção de três amplas escolas, uma no perímetro urbano e duas na região do Vale do Seringal. A nova creche, no bairro Santa Rita, está quase concluída, tendo estrutura para atender toda a clientela local. 
 
Novidades
 
Mesmo com os tempos difíceis gerados pelo avanço da COVID 19, as boas notícias não param de chegar ao conhecimento dos castanheirenses. No próprio suporte ao atendimento da pandemia, Castanheira dá bom exemplo: com recursos próprios adquiriu respirador, tubos de oxigênio, aumentou capacidade de internação no Pronto Atendimento, de hospedagem na Casa de Apoio e teve êxito na reivindicação de mais uma ambulância, que deve chegar nas próximas semanas. 
 
No fechamento desta matéria recebemos a informação de que deve chegar neste sábado, 06, um veículo Uno conseguido junto ao Ministério do Trabalho, avaliado em R$ 45 mil, destinado exclusivamente a Secretaria de Assistência Social assim que terminarem as medidas de enfrentamento ao coronavírus.