Covid 19: Curas em Castanheira estão acima da média

RESUMO DA NOTÍCIA

Índice de curas da Covid em Castanheira mantém-se acima da média mundial, segundo parâmetros da Organização Mundial de Saúde. Este resultado tem sido alcançado pela luta árdua de uma equipe de profissionais.
No início da semana, a ala destinada a pacientes da COVID em Castanheira estava com quase 100% de ocupação. Mesmo com angústia, afinal são humanos, integrantes da equipe da Saúde do município acreditavam na eficácia do tratamento ministrado a muitos deles. Nesta quarta, 27, o quadro mudou, positivamente. Conheça um pouco da rotina desses profissionais.

A rotina da equipe de saúde do município não tem sido fácil, desde que as primeiras notícias sobre um vírus devastador começaram a circular, no início de 2020, no país. Antes mesmo que o primeiro caso fosse detectado por aqui, na metade daquele ano, o município de Castanheira antecipou-se a muitos, adquirindo respirador, balões de oxigênio, criando um espaço Covid-19 no Pronto Atendimento, adquirindo medicamentos específicos, disponibilizando um espaço de acolhimento para os moradores da zona rural e treinando uma equipe para enfrentamento, entre outras medidas.

Neste enfrentamento, a primeira estratégia é basicamente tomar providencias para controlar os sintomas das pessoas que aparecem nas unidades de saúde. Quando os sinais são leves – o que ocorre em mais de 80% dos casos – os pacientes ficam em casa, geralmente 14 dias, com orientações específicas como tomar bastante líquidos e monitorar a evolução do quadro. Nesta fase, a equipe da saúde já está atenta.

Os sinais mais brandos são febre, tosse seca, dor de garganta e coriza. Nesta fase, analgésicos e antitérmicos podem ser utilizados, para controlar a temperatura e aliviar os incômodos do corpo. Embora dicas sobre remédios caseiros sejam inevitáveis, o bom senso lembra que é preciso tomar cuidado, por ser tratar de uma enfermidade nova. Por isto, um contato com o médico numa unidade de saúde, é fundamental. 

Desde o início dos procedimentos específicos de atendimento aos casos de Covid 19 a Secretária Ivania Tigre tem alertado para que as pessoas busquem atendimento presencial quando a febre for alta – acima de 39º C – e apresentem dificuldades em respirar. 

Nem sempre o médico solicita o teste. O exame, contudo, é importante, pois ajuda a determinar várias medidas, uma delas a de isolamento. Este contato também pode definir a indicação de remédios. Embora exista uma discussão acirrada sobre o tema, com diversos remédios sendo investigados, em Castanheira o governo municipal decidiu pela adoção de um kit específico. 

A última fase do processo, pode ser a internação. Neste caso, pesa na decisão a dificuldade dos pacientes em respirarem. E isto acontece depois que os profissionais de saúde medem a saturação de oxigênio, a frequência respiratória e alterações na ausculta pulmonar, feita com estetoscópio. 

Apesar de todas essas etapas, especialistas lembram que não existe uma sequência obvia. A pessoa pode chegar na unidade de saúde e já precisar de cuidados urgentes. Tudo depende de seu estado, que só pode ser avaliado presencialmente. Neste caso, a Secretaria Municipal de Saúde, considerando o aumento da demanda, definiu um horário específico para atendimento: das 10 às 11 e das 15 às 17, nos PSF’s e no período noturno e nos finais de semana disponibiliza um telefone para contato e direcionamento: (66) 99621 2630.

Desde o início da pandemia, esses procedimentos levaram a cura de 157 pessoas em Castanheira num universo de 202 casos confirmados, ou seja, 3 terços ou quase 70%, maior que que a média global. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o índice no mundo é de 64%. Considerando-se os limites do município, qualquer análise coerente avalia o trabalho de combate a Covid 19 realizado pelo governo municipal como excelente. Autoridades sanitárias observam que os índices podem ser melhores ainda. Basta que a população se empenhe mais na parte que lhe cabe.

Momento de Celebração no Pronto Atendimento...