Contagem regressiva para emissão de 1ª Via do Título de Eleitor

RESUMO DA NOTÍCIA

Quem procurar o Posto Eleitoral em Castanheira pode fazer o cadastramento biométrico.
Faltam 30 dias para o fim do prazo para que cidadãs e cidadãos solicitem a emissão da primeira via do título de eleitor ou regularizem o documento para poderem votar nas Eleições Municipais de 2024, marcadas para 6 de outubro.

A data-limite para tirar o primeiro título é 8 de maio. A emissão do documento está disponível, de forma gratuita e em poucos cliques, no Portal do TSE na internet, no Autoatendimento Eleitoral. Você também pode fazer sua inscrição eleitoral presencialmente: é só se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência. 

Caso você esteja com o título de eleitor cancelado ou suspenso, é necessário fazer a regularização até o dia 8 de maio, pois, após essa data, o cadastro eleitoral para o pleito deste ano estará fechado para novas inscrições e outros procedimentos.

Em Castanheira todas as questões documentais relacionadas ao Título de Eleitor são resolvidas na Rua Mato Grosso, 142, no Posto Eleitoral do município, que incluiu deste o final de 2023 uma nova modalidade de cadastramento aos votantes de 2024, que é o cadastramento biométrico.

Como tem se mostrado uma excelente forma de garantir segurança, o TSE vê o cadastro biométrico como um meio de evitar fraudes e garantir que o eleitor seja o único a votar com o seu título. Na biometria, características físicas como a impressão digital e o reconhecimento facial, para identificar uma pessoa, são coletados.