Castanheira: Um boliviano desconhecido e as marcas de sua arte

RESUMO DA NOTÍCIA

Um convite de Elizeu Rezzieri deixou as marcas de um trabalho formidável de um artista desconhecido pela maioria.
Uma decisão do saudoso Elizeu Rezzieri, no auge da produção da Madeireira Rezzieri, deixaria um legado que poucos perceberam o seu valor histórico. Caso o município venha a ter um Museu  - em breve teremos uma novidade sobre o assunto – pelo menos parte de um acerto teria um valor inestimável. 

Houve um dia que passou pelo município um boliviano. O cidadão não apenas vendia quadros com entalhe ou talha com as mais variadas figuras. Era também um artista nesta arte. 

Elizeu, ao ser contatado pelo boliviano, teve a ideia de contratá-lo para um desafio: produzir sua arte nas portas que seriam usadas na construção da antiga e hoje desabitada residência, até hoje vista num dos pontos mais altos de Castanheira

O resultado desta forma de arte, amplamente conhecida, foi formidável. Por ocasião das recentes filmagens aéreas, via drone, da residência histórica, para o projeto “Castanheira Vista de Cima”, fizemos o registro de algumas das peças desta arte que atualmente tem sua melhor expressão na África e Oceania Até por isto, sua importância.

Quanto ao artista, não conseguimos, depois de diversas abordagens a moradores antigos de Castanheira, alguns remanescentes do projeto de Elizeu Rezzieri, descobrir seu nome. Mas, para fazer justiça ao seu trabalho, estamos à procura de quem possa ir além do mero “boliviano”. 

Nos registros que fizemos, como podem ser vistos, em anexo, alguns animais muito encontrados na antiguidade da região noroeste de Mato Grosso e um entalhe da padroeira do Brasil, que se encontra numa das partes de uma porta.

Arte em entalhe: o que é

Entalhe em madeira é o trabalho artesanal com o propósito de dar vida a um determinado desenho, transformando-o em alto-relevo. As madeiras mais usadas são as madeiras moles, que são de mais fácil manuseio com ferramentas cortantes. 

Usam-se, para a confecção do trabalho, ferramentas encontradas no mercado, mas muitas outras o artesão precisa fabricar conforme sua necessidade. Dentre as encontradas no mercado, estão os jogos de formões compostos por 6 peças, 12 peças, e peças avulsas; são goivas, formões, ferra canto e outras peças. 

Ao contrário da xilogravura, onde é feito um entalhe plano, isto é, um baixo-relevo, o alto-relevo deve ser bem pronunciado, envelhecido com betume ou extrato de nogueira para formar a pátina, dando, assim, maior plasticidade ao trabalho.

Tipos de madeira utilizada

O mogno e a madeira da imbuia e de algumas árvores frutíferas são madeiras boas para principiantes; pode-se também utilizar uma prateleira ou pé de um móvel velho, depois de tirado o verniz ou polimento.

Madeiras mais macias

Cedro
, jaqueira, piqui, Pinus, eucalipto. As madeiras macias são difíceis de cortar com precisão.

Madeiras mais duras